quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Vícios, ansiedade e como viver tranquilamente


Esse é um texto sobre como lidar com atitudes autodestrutivas e prejudiciais nos mais diversos níveis. Como o autocontrole é necessário e a simplicidade do segredo para alcançá-lo.

Quando algo passa de uma mera mania a um gatilho para uma ansiedade incontrolável é a hora de mudar. Talvez você pense que roer suas unhas seja uma simples coisa ruim que você não consegue largar, mas, já parou para pensar quantas coisas você não consegue largar e como uma pequena força de vontade pode mudar esse quadro completamente?

Uma ideia a ser concretizada é a de um guia aqui no blog mesmo com todas as atitudes positivas e alimentos que devem ser incluídos em nossas vidas para que possamos levá-la de forma mais leve e saudável.

Às vezes só conseguimos perceber a hora de mudar em situações extremas. Eu, por exemplo, tinha um vício não só incontrolável como bem estranho. Das 24 horas do dia, posso dizer que em umas 12 eu estava com uma unha na boca. Não era só roer, era ficar mastigando aquilo o dia todo. Coisa de louco, não? Qualquer momento de ansiedade era uma oportunidade para sustentar o vício, até o ponto de machucar o dedo. Foram anos, desde a infância onde a mania maior era a de chupar o dedo até a adolescência, onde o vício só virou outro depois que larguei o primeiro.

Aí você pergunta onde entra a ansiedade e como consegui mudar esse quadro.

Quando você consegue se libertar de atitudes prejudiciais em sua vida, você não só tem a melhora imediata como você abre as portas para a implementação de ações que podem lhe ajudar em um crescimento espiritual e emocional para todo seu futuro.

Eu, nesse vício específico, precisei de algo extremo para ver o quão ruim era o que eu estava fazendo. Certo dia, arranquei uma cutícula com a boca e meu dedo infeccionou. Ele ficou, pouco acima da unha, inchado, roxo e cheio de coisas nojentas dentro. O processo de descobrir o que era até a cura foi desesperador. Eu, ansioso que era, pensei nas mais absurdas soluções para o problema. Porém, no fim terminou tudo bem. Tudo que tinha de ruim da infecção saiu, a pele saiu, voltou outra e eu voltei do processo renovado. 



A partir disso, soube que isso não era algo a ser continuado e que a mudança era necessária. Desde então, nunca mais roi uma unha e, mesmo em situações de estresse aprendi a me controlar.   

Um segredo essencial, por mais simples que seja, foi o de respirar fundo. Sempre, em qualquer situação de estresse, respire e pense que há coisas mais importantes e valiosas em sua vida que suceder aos problemas do cotidiano. Quando você sentir que a coisa mais importante do mundo é comer aquele bombom ou aquela coxinha que estão quase pulando na sua cara, respire. Pense no seu esforço e no que deixar de lado o impulso vai te trazer de melhor.  

Nenhum vício te trará algo de bom em retorno. Tudo deve ter um propósito e você deve tomar decisões de cabeça limpa. A garantia de que tudo vai dar certo é desnecessária, pois, quando algo não for conforme o esperado, você vai respirar fundo, abrir os olhos e saber que você fez o que deveria conforme seu coração e sua mente decidiram em um momento de lucidez.


INSTAGRAM
FACEBOOK
para ficar sempre ligado 

para inspiração diária,
muitas receitas e dicas
para dar aquele pique

Curtiu meu trabalho? Quer fazer um desabafo? Quer algum conselho? Pode mandar que a gente resolve!

POST DA SEMANA!

© More of Moro 2015 | Powered by Blogger