segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A importância do aprendizado para a construção de uma dieta saudável e um corpo que reflita seu esforço

Já escrevi e reescrevi esse texto mais vezes que deveria. Taí.

Poucos, alguns amigos próximos, puderam acompanhar como foi a minha mudança de rumo na vida, como decidi que era hora de me tornar outro. Eu lembro bem.

Para começar, um mega resumo: Eu, aos 13 anos, cheguei a pesar 75kg. Hoje, peso 65kg. Como músculos são bem mais densos que a gordura e não faço ideia do quanto de massa magra ganhei desde os quase 5 anos de academia, difícil dizer quanto de gordura realmente perdi. Hoje, aos 21 anos, me sinto preparado para compartilhar um pouco dessa mudança com vocês.

Comecei a tentar aos 14 anos, fazendo o programa do Vigilantes do Peso. Se você realmente não tiver muita noção de por onde começar, eu fortemente recomendo. O bom do programa é que ele vai te conscientizar bastante sobre o que vale a pena comer, tornando-o seu próprio nutricionista. Entrar em contato com sua saúde e saber a importância de nutrir seu corpo é simplesmente esclarecedor. Não há nada melhor que se conhecer e estar em contato com você mesmo. 

Enfim, consegui sair dos absurdos 75kgs que cheguei na pré-adolescência, porém ainda não estava bem aonde queria. Quase 8 anos para entender bem do que se trata a saúde, né? Ter um certo controle sobre como você vai viver te dá uma sensação tanto de poder, segurança, quanto de liberdade.

Aos 16 anos, mega insatisfeito e almejando coisas bem melhores, resolvi começar a academia. Contratei um personal, e com ele fiquei 1 ano e meio, até que fiz um intercâmbio para Vancouver. 

Lá, não queria ser aquela pessoa que viaja e volta uma bola, então decidi me dedicar. Fui praticamente todos os dias treinar, perguntando e aprendendo sempre. Antes, com personal, eu chegava a fazer mais de 1000 abdominais no dia, num ritmo frenético e completamente sem noção. Hoje, faço por diversão e quando faço são poucas. Por quê? 

Abdômen definido se constrói com alimentação.

Um fato. Essa é a base de tudo. Se você quer ter um corpo sinistro, sua alimentação deve ser a mais perfeita possível. Se não, pode relaxar um pouco. Falei um pouco disso aqui no blog já, a respeito dos objetivos de cada um.

Eu, com o intuito de perder gordura, precisava me dedicar mais aos treinos aeróbicos, como esteira, step e transport, que lá era incrível. Voltei determinado, com a cabeça renovada e cheia de conhecimentos e experiências. Não tinha como continuar o mesmo, né? 

Lembre-se: A cada dia somos outra pessoa.

Desperdiçar ou não dar valor ao crescimento diário é um retrocesso que estou longe de aceitar.

Cheguei, comecei a buscar ajuda dos professores para fazerem meus treinos, procurei na internet alguns exercícios interessantes.

Depois disso, um avanço que caracteriza bem quem sou hoje, foi quando comi McDonald's pela última vez. No carnaval de quase três anos atrás. Sabem o que eu sempre comia lá? Um Big Tasty, um Cheddar McMelt, uma batata grande e o refrigerante. Nunca mais.

Aí, um problema indeterminado (na época!), me fez mudar a dieta completamente, de novo...

Há cerca de um ano, comecei a sentir umas dores terríveis no estômago, cólicas intestinais... Fiz diversos exames até descobrirmos ser um problema que eu nunca imaginaria, por tudo que passei. Eu, após quase 20 anos, desenvolvi intolerância à lactose. Já havia percebido os sintomas há muito tempo, como a barriga enorme após tomar o pós treino, que é a proteína do leite. Só não havia feito a ligação!  

Quer fazer um teste para entender a dificuldade que nós, intolerantes, passamos?

Comece a reparar nos rótulos dos alimentos quantos dele levam derivados do leite, tais como manteiga, creme de leite, margarina... Praticamente tudo que tem na sua casa, certo? Certo. No mercado há uma infinidade de coisas com lactose, o que parece ser feito como uma grande trollagem do mundo. Mas também há opções mega saudáveis, além de várias receitas. Foram necessários alguns meses de busca, pesquisa e vários Instagrams com dicas ótimas para montar um cardápio sólido, uma base para minha alimentação diária. Com o blog, tento ajudar vocês a também encontrar esse equilíbrio sem ter que passar pelos perrengues que passei. 

Com o passar dos meses, provei a tapioca pela primeira vez, comecei a fazer pão caseiro de batata doce, bolo de fubá sem lactose e sem glúten, aprendi a fazer pipoca sem gordura, comer chia todos os dias, beber mais água, incrementei o café da manhã com o overnight... enfim. Mudei, mudo a cada dia e tento aprender a cada momento.

Nada é fácil. Muitos podem tentar te convencer que é simples como acordar com uma nova cabeça, mas te digo que é importante construir. Batalhar, aprender com os erros e estar sempre a procura do equilíbrio. Mental, corporal, do meio em que vive... Tudo isso não é repentino, é proveniente de um grande esforço. 

Tudo que é feito com o intuito de melhorar, é válido. Abdicar é necessário, pois muitas vezes é deixando algo de lado que aprendemos a dar valor ao que realmente importa. Há trocas na vida que são essenciais. Não me arrependo de nada do que fiz no processo, das recaídas no começo, dos treinos e exercícios que fazia de forma errada... Aprimorar é aprender, conhecer. 

Podem te tirar o que for na vida, menos sua experiência. 

E, com meu corpo, transpareço aquilo em que acredito. Minha dedicação, meu esforço e amor próprio refletem em quem eu sou exteriormente, não o contrário.

Acreditei do momento em que comecei minha jornada, e a cada dia me sinto mais completo por ter feito a escolha certa.


Gostou? <3

Para mais dicas saudáveis, além de diversas e deliciosas receitas fit, siga no Instagram e no Facebook!

0 comentários :

Siga também no Instagram

Postar um comentário

INSTAGRAM
FACEBOOK
para ficar sempre ligado 

para inspiração diária,
muitas receitas e dicas
para dar aquele pique

Curtiu meu trabalho? Quer fazer um desabafo? Quer algum conselho? Pode mandar que a gente resolve!

POST DA SEMANA!

© More of Moro 2015 | Powered by Blogger